Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O contador na era tecnológica.

    Com a internacionalização das normas contábeis, o contador passou a ter outro perfil. A imagem que a sociedade brasileira fazia do contador, como sendo o guarda-livros de caneta atrás da orelha, não passa hoje de folclore e caricatura.

    Atualmente com 12 mil profissionais inscritos, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) tem trabalhado há mais de cinco décadas para promover a organização e fiscalizar o exercício da profissão dos contadores e dos técnicos em contabilidade no Estado. Neste ano, comemoramos o Ano da Contabilidade no Brasil, uma campanha nacional de valorização profissional baseada, sobretudo nas premissas éticas e no aprimoramento técnico e tecnológico que se incorporaram, nos últimos anos, ao labor dos profissionais.

    Com a abertura dos mercados globais, a contabilidade já é a quarta profissão mais demandada do mundo. Novos campos de atuação deixaram para trás arranjos empíricos e trouxeram uma linguagem tecnológica e perfis especializados em consultoria, gestão e perícia. A automação de procedimentos a partir de softwares especializados mudou o cenário dos escritórios.

    Paralelo a isso, é papel do Conselho reforçar as orientações aos profissionais, atuar na organização da classe e valorizar seu papel social. O contador é indispensável aos negócios, e compreender e valorizar este fato torna-se elemento vital para a economia e o desenvolvimento do País. A responsabilidade técnica do contador é tratada em legislações específicas e desde 2002 está presente no Código Civil Brasileiro. Nesse sentido, entendemos que o relacionamento do contador com a sociedade deve ser aprimorado.

    Nesse intuito, o CRC-GO está lançando o livro O Contrato de Prestação de Serviços Contábeis e a Decore, demonstrando a importância de estabelecer o contrato de serviços contábeis como base legal da relação comercial contador-cliente, conforme expresso em normas do conselho. A emissão da Decore, a Declaração Comprobatória de Rendimentos, será alvo de uma campanha de conscientização que faremos junto aos contadores para promover o correto exercício profissional.

    A adoção do Contrato de Prestação de Serviços Contábeis influi de maneira preventiva na redução de divergências entre contadores e seus clientes e, ainda, nos efeitos de possíveis inconformidades. Para todo o ano, redobraremos esforços de propagar essa iniciativa entre contadores, esclarecendo também os segmentos empresariais alvos do nosso trabalho e parceiros rumo ao desenvolvimento do Brasil.

    Fonte: Diário da Manhã - GO

    • Publicações4890
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações163
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-contador-na-era-tecnologica/100682938

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)