Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oi reclama de multas exorbitantes dadas pela Anatel, diz ministro

    Paulo Bernardo diz que vai consultar agência para apurar discrepâncias.

    O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quinta-feira (11) que vai consultar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre supostas “discrepâncias” entre as metodologias de cálculo das multas aplicadas às operadoras de telefonia fixa e móvel. De acordo com o ministro, a reclamação sobre esse problema foi feito pelo presidente da Oi, José Mauro Carneiro, durante reunião na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília, na tarde desta quinta. Carneiro, segundo o ministro, reclamou que as multas na telefonia fixa são “exorbitantes” se comparadas às da telefonia móvel (celular).

    “[O presidente da Oi] diz que a metodologia de multa para a telefonia fixa e para a móvel é completamente diferente, que a multa no caso de fixa é exorbitante, comparativamente”, relatou o ministro.

    Bernardo disse que vai procurar a Anatel para se informar se essa diferença realmente existe. “Se houver uma discrepância, talvez seja o caso de aproximar os parâmetros. Mas isso tem que ser para eventos futuros, o que passou não tem mais jeito”, disse o ministro.

    Nas últimas semanas, a Anatel confirmou a aplicação de dezenas de multas contra a Oi, que somam milhões. Elas se referem a processos que tramitam há pelo menos dois anos na agência e que apuraram descumprimentos de regras de qualidade na prestação de serviços, entre outras irregularidades.

    Na quarta-feira (10), por exemplo, a Anatel publicou no Diário Oficial da União a confirmação de multas contra a Oi no valor total de R$ 14,3 milhões.

    A Oi informou, em nota, que manifestou hoje ao Ministério das Comunicações sua opinião sobre a decisão corajosa da Anatel de colocar em consulta pública a questão da dosimetria na aplicação das sanções regulatórias e também de atuar no regulamento do termo de ajustamento de conduta com vistas a investimentos, buscando enfrentar de forma positiva e construtiva para o setor de telecom e a sociedade a questão da desproporcionalidade das sanções originada no passado.

    A nota se refere a propostas de regulamento em análise na Anatel e que tratam de nova metodologia para cálculo de multas e da assinatura de Termos de Ajustamento de Condutas (TAC), em que as multas poderão ser substituídas por investimentos no setor.

    Fonte: G1

    • Publicações4890
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oi-reclama-de-multas-exorbitantes-dadas-pela-anatel-diz-ministro/100451595

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)