Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do BC diz que resistência da inflação traz preocupação

    Para Tombini, outras ações poderão ser necessárias para conter inflação

    O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, afirmou nesta sexta-feira (22) que a resistência da inflação continua provocando preocupação e que outras medidas “poderão ser necessárias” de forma a garantir a “manutenção da estabilidade e preços na economia”. “O Banco Central tem comunicado a sociedade sua preocupação com o nível e resistência da inflação nos últimos meses”, afirmou durante palestra sobre as perspectivas econômicas, em evento promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil, em São Paulo.

    “Dadas as incertezas remanescentes, o Banco Central tem atuado com cautela. Não resta dúvida, porém que a comunicação é parte importante do processo de condução da política monetária. O ajuste na mensagem do Banco Central por si só já determinou um mudança relevante nas condições financeiras de um modo geral. Nesse sentido ações foram tomadas, mas é plausível afirmar que outras poderão ser necessárias. Para decidir sobre isso, o Banco Central irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico no país.

    Demanda doméstica

    O presidente do BC avaliou que a economia brasileira se encontra em processo de recuperação do crescimento.

    Está em curso o processo de retomada do crescimento econômico no Brasil. Neste primeiro trimestre provavelmente crescemos a um ritmo de 4%, anualizado, e a expectativa do mercado aponta para um crescimento em 2013 ao redor de 3%, disse.

    Segundo Tombini, a demanda doméstica continua sendo o principal suporte da economia.

    A expansão moderada do crédito, a geração de empregos e a ampliação de renda continuam estimulando o consumo das famílias. Este ambiente tende a prevalecer neste e nos próximos semestres, quando a demanda doméstica será ainda impactada pelos efeitos das ações de política recentemente adotadas, afirmou.

    Entre os bons indicadores econômicos, Tombini citou a taxa de investimento, que voltou a crescer no 4º trimestre de 2012 após 4 trimestres consecutivos de retração. Pelas informações disponíveis, o investimento também cresceu no primeiro trimestre de 2013, disse.

    Em relação ao ambiente econômico internacional, Tombini disse que a situação atual do Chipre reforça a percepção de que o cenário ainda é complexo e que ainda há vulnerabilidades.

    Na nossa visão, o ambiente externo permanece complexo, mas é baixa a probabilidade de ocorrência de eventos extremos nos mercados internacionais dadas as ações promovidas pelos bancos centrais nos últimos dois anos, disse.

    A perspectiva continua sendo de baixo crescimento econômico por um período prolongado para a economia global, acrescentou.

    Ata do Copom

    Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada no dia 14, o Banco Central havia dito que a maior dispersão observada recentemente nos aumentos de preços ao consumidor, além de pressões sazonais (características de determinadas épocas do ano) e pressões localizadas no segmento de transportes, entre outros, vêm contribuindo para que a inflação mostre resistência.

    Embora essa dinâmica desfavorável possa não representar um fenômeno temporário, mas uma eventual acomodação da inflação em patamar mais elevado, o Comitê pondera que incertezas remanescentes - de origem externa e interna - cercam o cenário prospectivo e recomendam que a política monetária deva ser administrada com cautela, informou o Copom na ocasião, que optou por manter os juros estáveis em 7,25% na reunião do dia 6 de março, mas deixou a porta aberta para elevações no futuro.

    Fonte: G1

    • Publicações4890
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-bc-diz-que-resistencia-da-inflacao-traz-preocupacao/100416027

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)