Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Como funciona a Restituição do Imposto de Renda

Depois da declaração de imposto de renda, a maioria dos contribuintes já começam a pensar na restituição do imposto, asunto que gera muitas dúvidas sobre o que é ou como funciona. A restituição ocorre quando as despesas dedutíveis não são contadas ao longo do período tributado, ou seja, significa receber de volta um valor que foi pago a mais ao Leão.

Agora, como saber se você vai restituir ou recolher o imposto de renda? O contribuinte só tem esse direito quando fica comprovado que o imposto retido na fonte ou pago durante o ano foi acima do que deveria ser pago, ou também pela qualidade de seus rendimentos (que podem ser tributáveis ou não, isentos ou tributados na fonte) e de suas despesas. Pessoas que tem seu imposto retido na fonte porque recebem seus rendimentos descontados em parcelas do IR todo mês, que utilizam o carnê-leão ou que recebem renda do exterior são alguns exemplos de quem pode ter direito a restituição.

Os recebimentos da restituição são feitos em 7 lotes mensais, o primero no dia 15 de junho e o último no dia 15 de dezembro. Existem algumas prioridades nesse recibemento como os contribuintes acima de 60 anos e quem entregou a declaração com antecedência. Todos esses critérios serão mantidos apenas pelas declarações que foram entregues dentro do prazo, logo, quem deixou para última hora receberá a restituição somente no último lote.

Caso o contribuinte tenha feito um serviço extra em outra empresa, recebeu uma comissão ou gratificação, ou até mesmo trabalhou poucos meses no ano e nesse período teve desconto no IR, caso esses rendimentos tributáveis tenham superado o limite de isenção mensal no valor de R$ 1.499,15, o contribuinte deve declarar o imposto de renda para receber essa restituição, que equivale a 100% sobre o valor que foi tributado na fonte.

É importante salientar que se a restituição não for creditada na conta bancária indicada, o contribuinte deve buscar no site da Receita Federal, com base no número do protocolo de entrega da declaração, o motivo do não depósito, que poderá ser desde a própria ausência ou erro na indicação do banco, até problemas de inconsistência conforme acima. Nesse caso, se o contribuinte possuir certificação digital (e-CPF), a obtenção desta informação ficará mais fácil.

No caso do contribuinte cair na malha fina, ou seja, erros de preenchimento e informações inconsistentes que podem caracterizar infração à legislação tributária federal, o pagamento referente a restituição do imposto só será realizado caso a situação seja regularizada com a Receita Federal, que possui até cinco anos para efetuar esse pagamento.

Também existem algumas situações nas quais ocorre também o recolhimento do imposto, ou seja, quando o pagamento é feito em nome de um terceiro. Como não são consideradas despesas do contribuinte, é feito o recolhimento. Nessa situações, o valor do imposto é cobrado e posteriormente recolhido para o governo.

Fonte: RNC

  • Publicações4890
  • Seguidores56
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105584
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-funciona-a-restituicao-do-imposto-de-renda/3021478

Informações relacionadas

José Luís Palmeira, Advogado
Artigosano passado

O passo a passo para restituição de IR incidente sobre valores recebidos à título de pensão alimentícia.

Eduardo Lemos, Contador
Artigoshá 6 anos

Quer declarar corretamente os valores recebidos em ações judiciais? Saiba que isso pode transformar sua vida em um inferno.

Wannine Lima, Advogado
Notíciashá 10 anos

Dez erros que podem levar à malha fina do Imposto de Renda

Grupo Bettencourt, Contador
Notíciashá 2 anos

Cidadão já pode assinar pelo celular documentos do poder público

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Doutrina

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tenho uma dúvida. Uma pessoa pagou somente carne-leao porque recebeu alugueis durante o ano. Ao final do ano poderá ter Restituição de Imposto de Renda? continuar lendo

Pode entrar em contato? Kleodeoliveira@gmail.com continuar lendo

como saber se tenho direito a receber restituição sobre imposto de renda continuar lendo

eu gostaria de saber qual a porcentagem da cobrança em folha de pagamentos e qual e o limite de despesas que isenta do imposto de renda para ressarcir 100% do valor total descontados sobre o salário continuar lendo

Pode entrar em contato??? Kleodeoliveira@gmail.com continuar lendo

Fui incluído na malha fina em 2014/2015. Fiquei sabendo que estou incluído na fila para restituição. Quando deverei receber essa restituição e se o valor var ser creditado direto na minha conta. continuar lendo