Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Herança é origem da fortuna de 50% dos bilionários do Brasil

    Ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos e na Europa, o empreendedorismo não é a marca principal da fortuna colecionada pelos bilionários brasileiros.

    Segundo a lista global da revista Forbes divulgada anteontem, metade dos 30 bilionários brasileiros teve a colaboração de herança para alavancar seu patrimônio.

    É o caso da família Steinbruch (da CSN), dos Ermírio de Moraes (Votorantim) e de Abilio Diniz (Pão de Açúcar).

    Dos 12 brasileiros que estão pela primeira vez no ranking, 9 devem à herança ao menos parte da sua presença na lista --são herdeiros do Itaú Unibanco e do Bradesco.

    No topo da lista, porém, o cenário é diferente. As quatro pessoas mais ricas do país têm a fortuna chamada self-made, ou por esforço próprio: Eike Batista, Jorge Paulo Lemann, Joseph Safra e Marcel Telles.

    Juntos, os 30 brasileiros mais ricos contam com uma fortuna de US$ 131,4 bilhões, ou mais que o triplo do PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos em um ano) uruguaio.

    Quase a mesma coisa acontece no ranking global, já que Carlos Slim, Bill Gates e Warren Buffett (os três mais ricos do mundo) não contam com a herança como uma das fontes do patrimônio.

    Esse mesmo panorama de predomínio do legado familiar se repete no restante da América Latina, indicando uma dinâmica de economia diferente das da Europa e dos Estados Unidos.

    Dos 21 bilionários latino-americanos (e que não são brasileiros), 12 receberam herança que contribuiu para a fortuna.

    Somente o México tem mais bilionários que não tiveram origem na herança. Na terra de Slim, o homem mais rico do mundo, o fiel da balança foi o traficante Joaquín Guzmán Loera, que deu a vantagem de 6 a 5 para os empreendedores.

    Nos EUA e na Europa, mais de dois terços têm fortuna self-made.

    FACEBOOK

    No caso americano, a lista vem sendo engrossada por empresários jovens envolvidos com o setor de tecnologia. O Facebook, por exemplo, criou seis bilionários, entre eles Eduardo Saverin, que, apesar de ter nascido em São Paulo, é contabilizado como norte-americano pela Forbes.

    O Zynga (criador do jogo Farmville) e o Groupon (de vendas coletivas) contribuíram com um novo bilionário, cada um.

    Na China, que abriga a segunda maior quantidade de bilionários -atrás só dos EUA-, também predomina o empreendedorismo, mas algumas fortunas se devem a bons contatos com o Partido Comunista.

    Fonte: Folha on line

    • Publicações4890
    • Seguidores56
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/heranca-e-origem-da-fortuna-de-50-dos-bilionarios-do-brasil/2601990

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - APELAÇÃO CRIMINAL (ACR): APR XXXXX-40.2006.4.01.3900

    Marcelo Rocha, Gerente Comercial
    Artigoshá 8 anos

    Quem é contra o Bolsa Família ou é mal-intencionado, ou está mal-informado

    Frederico Fernandes dos Santos, Advogado
    Modeloshá 9 anos

    [Modelo] Recurso Ordinário para o TRT

    Danielli Xavier Freitas, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Herança com e sem testamento: trocando em miúdos

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    O caso do Joseph Safra é controverso, pois, apesar de ele ter fundado o banco aqui no Brasil, ele vem de uma família de banqueiros no Líbano. continuar lendo